94 views | Destaque | Atualizado em: 06/03/2019

14 presos fogem e 3 morrem durante ataque a presídio em Santa Izabel

14 presos fugiram e 3 foram mortos durante uma fuga registrada na madrugada desta terça-feira (5) no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I (CRPP I), no Complexo de Santa Izabel, na Grande Belém.

Segundo informações da Polícia Militar da região, houve uma tentativa de resgate de presos logo nas primeiras horas da madrugada, com troca de tiros entre criminosos e agentes de segurança.

A primeira ocorrência foi registrada por volta das 00h20, quando um grupo de presos conseguiu pular a muralha com o uso de “terezas”, espécie de corda feita com lençóis emendados. Do lado de fora, eles tinham o apoio de homens que efetuaram disparos de arma de fogo, próximo da guarita 07, que fica nos fundos da Unidade Prisional.

Pouco tempo depois, por volta das 1h45, outra tentativa de resgate de presos foi registrada, dessa vez no presídio de Americano, também no CRPP I. A tentativa de fuga foi contida pelo policiamento Interno e pelos PM’s de Castanhal e de Santa Isabel, juntamente com a ajuda de duas guarnições da COE, que revidaram da muralha junto com equipes da Rotam. Os presos fugiram pela guarita 8, o BPOP ocupava as guaritas 7 e 9, porém os PMs não conseguiam avançar em virtude do apoio externo.

Na ação, houve troca de tiro. Os presos contavam com três pontos de apoio do lado de fora da prisão e, possivelmente com o apoio interno de alguns presos.

De acordo com informações do Diretor de Administração Penitenciária da superintendência, que está no local desde a madrugada, até o momento foram confirmadas as fugas de 14 custodiados e a morte de três presos, alvejados durante a ação. A polícia militar segue com as investigações.
(DOL)

ÚLTIMOS POST's