61 views | Destaque | Atualizado em: 30/10/2017

Emoji de hambúrguer e cerveja ‘estão errados’; entenda polêmica

Diferença entre representações do Google e Apple movimentou o Twitter neste final de semana.

ual emoji de hambúrguer está correto, o da Apple ou o do Google? Essa discussão curiosa vem ganhando a Internet nos últimos dias e até o CEO da empresa de Mountain View resolveu entrar na brincadeira. Sundar Pichai, presidente-executivo do Google, disse pelo Twitter que corrigir o visual do emoji de hamburguer vai ser uma das prioridades da empresa nesta segunda-feira (30).

O debate surgiu depois que um usuário do Twitter comparou os emoji usado pelas duas empresas. A representação do Google traz o queijo embaixo da carne, enquanto no usado por outras empresas de tecnologia — como a Apple — o queijo está por cima. Você pode conferir como cada fabricante de sistema apresenta emojis usando o Emojipédia (emojipedia.org/hamburger).

Tudo começou no sábado (28) quando o escritor Thomas Baekdal postou uma foto comparando os emojis de hambúrguer de Google e Apple. Diversos usuários do microblog também entraram na brincadeira, questionando o posicionamento do queijo no desenho usado no Android, no ChromeOS e em outros produtos da gigante de buscas. O resultado é que o próprio Google entrou na brincadeira e promete “corrigir” o equívoco sem informar, porém, quando deve ocorrer.

Por outro lado, o emoji da Apple também foi questionado. Afinal, o alface também não está em seu posicionamento tradicional. Na representação da maçã, a hortaliça está abaixo da carne e não sobre o hambúrguer, como deveria estar.

Além do chefão do Google, a Emojipedia também levantou a questão. O perfil do catálogo online de emojis fez uma enquete para ouvir a opinião das pessoas sobre a ordem correta dos ingredientes. Até o fechamento da matéria, a combinação tradicional (alface, queijo e carne) estava ganhando com 59% dos votos.

Comparação entre os emojis de hambúrguer (Foto: Divulgação/Emojipedia) (Foto: Emojipedia)

Comparação entre os emojis de hambúrguer (Foto: Divulgação/Emojipedia) (Foto: Emojipedia)

O emoji de hambúrguer foi aprovado no Unicode 6.0 em 2010, mas foi adicionado apenas em 2015. O consórcio cria um desenho base, mas cada empresa pode criar a sua representação. A descrição é vaga: dois pãezinhos, contendo um parte de carne, queijo e, às vezes, alface e/ou tomate. Sem posicionamento, porém.

Cerveja polêmica

Copo na metade e cor diferente marcam emoji da cerveja (Foto: Reprodução/Twitter) (Foto: Twitter)

Copo na metade e cor diferente marcam emoji da cerveja (Foto: Reprodução/Twitter) (Foto: Twitter)

O emoji que da cerveja também está sendo questionado. No caso, no desenho do Google o copo não está cheio — mesmo com espuma — e a cor está mais clara. Já no emoji de cerveja da Apple, a cor da bebida apresenta uma tonalidade diferente da tradicional, mais escura. Por enquanto, apesar do apelo dos usuários do Twitter, Sundar Pichai e Tim Cook ainda não se pronunciaram sobre o chopp.

Encontrou algum emoji curioso? Poste no Fórum do TechTudo.

ÚLTIMOS POST's