81 views | Not-Geral | Atualizado em: 09/01/2018

Intel anuncia chips com Wi-Fi

802.11ax para Internet mais rápida, que um novo padrão permite até 256 dispositivos conectados ao mesmo tempo

A Intel anunciou, na última semana, que vai começar a disponibilizar chips Wi-Fi compatíveis com a tecnologia 802.11ax para as fabricantes. O novo padrão vai permitir até 40% mais velocidade do que o Wi-Fi AC. Além disso, a tecnologia trabalha melhor com vários dispositivos conectados ao mesmo tempo, visto que oferece a estabilidade e a velocidade necessária para ambientes onde isso é frequente, como hotspots ou dispositivos de Internet das Coisas.

Além de roteadores, o chip Wi-Fi AX da Intel poderá vir embarcado em notebooks e dispositivos móveis. Em termos de velocidade, a companhia estima que a novidade seja capaz de chegar a cerca de 2 Gb/s de taxa de transferência e suportar até 256 dispositivos conectados simultaneamente.

Outra vantagem do novo padrão está em uma menor latência. Sem informar números, a Intel acredita que o Wi-Fi AX vai melhorar a performance de chamadas de voz pela Internet, de streaming de vídeo pela rede e de jogos online utilizando dispositivos conectados à rede Wireless.

Embora o novo chip já esteja presente em alguns aparelhos em 2018, os gadgets compatíveis com a nova tecnologia só devem chegar em massa ao mercado em 2019. Isso porque, a Wi-Fi Alliance, entidade que coordena o padrão, ainda não definiu os termos de certificação.

Durante a IFA, em 2017, a Asus chegou a anunciar um roteador com o padrão 802.11ax, que ainda não está disponível para venda. Porém, sem a certificação da Wi-Fi Alliance, não há a garantia de que o dispositivo vá funcionar de forma estável com todos os aparelhos Wi-Fi AX no futuro.

Além da Intel, a Broadcom já apresentou alguns chips para Wi-Fi 802.11ax. Os modelos da fabricante são capazes de chegar a quase 5 Gb/s e gerenciar até 50 dispositivos conectados ao mesmo tempo.

Por: Tech Tudo

ÚLTIMOS POST's